segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A Breve História do Chá

A história do Chá
A história do Chá começa na China. De acordo com a lenda, em 2737 a. C., o imperador chinês Shen Nung estava sentado sob uma árvore enquanto um servo fervia água para beber. O vento fez cair algumas folhas da água para a água fervente. O imperador, um reconhecido ervanário, decidiu experimentar a infusão que o seu servo havia criado acidentalmente. A árvore era uma camellia sinensis e a bebida resultante tornou-se o que hoje chamamos chá.
Durante séculos, o chá foi sendo consumido e apreciado na China.
Bule de chá
Loja da Guiomar 
Durante a dinastia Tang (618-906 d. C.), o chá ficou definitivamente estabelecido como a bebida nacional na China. Tornou-se tão popular que, no final do Século VIII, um escrito de nome Lu Yu escreveu o primeiro livro inteiramente sobre chá, o "Ch'a Ching", ou Chá Clássico.
Segundo histórias antigas, o chá chegou ao Japão através de monges budistas que haviam viajado até à China para estudar. Também neste país, o chá tornou-se parte vital da cultura, tal como se verifica na Cerimónia do Chá cujas raízes remontam aos rituais descritos no "Ch'a Ching".
Os primeiros europeus a ter contacto com o chá foram os Portugueses aquando da sua chegada ao Japão em 1560. No entanto, terão sido os Holandeses a trazer pela primeira vez o chá para a Europa, sendo responsáveis pela intensificação do seu comércio, mais tarde desenvolvido pelos Ingleses.

Num ápice, a Europa começou a importar as folhas de chá, tornando-se rapidamente popular, sendo hoje, a seguir à água, a bebida mais consumida em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário